Karina Cardoso
Enviada Especial
Cuiabá (MT) - Em Cuiabá, capital de Mato Grosso, mais de 368 mil eleitores se preparam para ir às urnas. Cinco candidatos concorrem à prefeitura da cidade. Entre as propostas apresentadas por eles aos eleitores, estão melhorias no transporte coletivo e investimentos nas áreas de educação, saúde e, principalmente, segurança.
Os candidatos registrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso são Mauro César Lara de Barros, do P-SOL, registrado como Procurador Mauro; Mauro Mendes, do PR; Valtenir Luiz Pereira, do PSB, registrado apenas como Valtenir; Walter Rabello, do PP; e Wilson Santos, do PSDB.
O Mapa da Violência dos Municípios de 2008, classificou Cuiabá como a sétima capital com a maior taxa de homicídios do país. São 45 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A única capital da Amazônia Legal que está à frente é Porto Velho, em Rondônia, com 68 assassinatos a cada 100 mil pessoas.
Para o pesquisador na área de segurança pública da Universidade Federal de Mato Grosso Náudison Ramos da Costa, o futuro prefeito vai ter que se preocupar com políticas públicas de prevenção à violência.
“Não se vê propostas inovadoras, como dar aos jovens oportunidades de capacitação, de inserção no mercado de trabalho, oportunidades maiores na parte da educação, lazer, recreação e na parte da cultura”, reclamou o professor.
A dona de casa Benedita de Souza, de 71 anos, confirmou que a violência urbana é a questão mais preocupante na capital mato-grossense. “A gente não tem segurança de nada. Eu tenho medo de andar sozinha porque não tem segurança aqui na cidade.”
Nos anos 1970 e 1980, Cuiabá recebeu grande quantidade de imigrantes, o que resultou no crescimento desordenado da cidade, principalmente na periferia. É o que ressalta a estudante Regiane dos Santos, de 17 anos, que vai votar pela primeira vez. Segundo ela, o próximo prefeito precisa dar atenção especial às áreas carentes.
“Você vai aos bairros mais carentes, você vê falta de saneamento, poços na rua, esgoto a céu aberto, o transporte coletivo demora para passar, falta asfaltamento.”
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2005 mostram que em Cuiabá há 260 estabelecimentos de saúde, que atendem a uma população de 527 mil habitantes.
Taxista há 31 anos na capital, Antônio Luis de Prado disse que o número de centros de saúde é baixo e que falta investimentos nessa área. “Aqui, precisa mais médico, mais enfermeira. Vem muita gente do interior para se tratar aqui na capital, aqui no Pronto Socorro de Cuiabá”, constatou ele.
A expectativa com as eleições é grande. Parte da população costuma se reunir no início de todas as manhãs e nos finais de tarde para levantar bandeiras de seus candidatos favoritos. Mesmo assim, a cidade está visualmente limpa, sem faixas e panfletos espalhados pelas ruas.
Segundo a ouvidoria do TRE de Mato Grosso, a população também está mais consciente sobre a legislação da campanha eleitoral. O número de denúncias contra candidatos e propagandas irregulares dobrou em agosto, em relação ao mês anterior.
Agora, a partir deste Blog, você poderá acessar um site que o conduz a todos os jornais online do Estado do Mato Grosso e, ler notícias atualizadas, independentemente de postagens neste mesmo blog. Basta clicar no terceiro LINK que está situado ao lado direito desta página, logo abaixo dos LINKS "Google News" e "edsonpaim.com.br". Estes, quando clicados, coloca o leitor diante das últimas Notícias dos Municípios, dos Estados, do País e do Mundo, publicadas em ambos. CONFIRA!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário