domingo, 9 de maio de 2010

Ibope aponta empate técnico entre governador e ex-prefeito de Cuiabá em MT

Antonielle Costa
Especial para o UOL Eleições
Em Cuiabá

A disputa pelo Governo de Mato Grosso segue acirrada, conforme revela a pesquisa Ibope encomendada pela TV Centro América (afiliada da Rede Globo).

O governador Silval Barbosa (PMDB) que disputa a reeleição segue empatado tecnicamente com o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), nas pesquisas de intenções de voto ao Palácio Paiaguás, segundo revela a pesquisa.

Silval foi empossado governador em 31 de março passado, após Blairo Maggi (PR) deixar o cargo, para viabilizar seu projeto político de disputar o Senado.

De acordo com a amostragem estimulada, o governador aparece com 31% das intenções. Em segundo lugar, Wilson Santos com 27% e na sequência o empresário Mauro Mendes (PSB), com 15%. Ainda de acordo com a sondagem, 6% disseram que, se as eleições fossem hoje, votariam em branco ou anulariam e 21% não souberam opinar. A margem de erro é de 3% para mais ou mais menos.

A sondagem foi realizada entre os dias 1 e 4 de maio, sendo registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 10612/2010. No total, foram ouvidas 812 pessoas.

O governador busca a reeleição num arco de alianças com PR e provavelmente, o PP. O candidato tucano conta com apoio do DEM e PTB. Já Mendes integra a coligação “Mato Grosso Muito Mais”, composta pelo PSB, PPS, PDT e PV.

Em pré-campanha eleitoral, Wilson e Mendes intensificam o contato com o eleitor no interior do Estado, uma vez que têm como base eleitoral os municípios que formam a Baixada Cuiabana.

Já Silval tem melhor aceitação dos eleitores na região Norte de Mato Grosso, pelo fato de ser sido por duas vezes prefeito da cidade de Matupá (695 km de Cuiabá), dessa forma, deve investir na capital mato-grossense.

O peemedebista avaliou que a liderança na pesquisa é fruto do reconhecimento das ações que estão sendo desenvolvidas em seu governo. Wilson questionou a sondagem, uma vez que foi a primeira em que apareceu em condição desfavorável.

O tucano vinha liderando todas as pesquisas de intenções de votos realizadas até o momento.

Já Mendes comemorou o resultado, por estar em crescimento constante.

Nenhum comentário: